DENTOFACIAL

Ortodontia Contemporânea

Ortodontia Contemporânea

Temos dentro da Ortodontia variadas técnicas que nos ajudam a chegar em resultados que agradam de alguma forma nossos pacientes:

Ortodontia corretiva convencional com aparelhos fixos METÁLICOS:

Essa foi a forma quase única que se tratou com ortodontia até o final da década de 80 quando foram introduzidos os aparelhos chamados de estéticos. Os aparelhos metálicos ou de aço inoxidável são aparelhos que suportam maiores forças de torção ( torque ) e podem ser encontrados com perfil mais fino ou mais espesso, com acabamento a laser e ultra polimento até aparelhos considerados não muito confortáveis e pouco polidos. Enquanto os aparelhos metálicos tem vantagens técnicas sobre outros aparelhos eles tem uma desvantagem que é a aparência metálica do sorriso, que incomoda principalmente os pacientes adultos, que não querem alterar sua aparência.

Ortodontia corretiva convencional com aparelhos fixos ESTÉTICOS:

Esses aparelhos tem um diferencial estético que impactam de forma positiva na hora de escolher qual deles usar, eles tem uma cor ou aparência bem parecida com o esmalte do dente, e quase não são percebidos de longe, enquanto por outro lado ficam limitados aos pacientes não fumantes e que cuidam com esmero da higiene dos dentes pois podem assimilar os pigmentos da alimentação e também da nicotina, ficam quase que contraindicados aos pacientes que serão submetidos a tratamentos ortodônticos com uma mecânica pesada pois podem fraturar as aletas e até mesmo todo o braquete por serem friáveis em alguns casos, e enquanto alguns profissionais debatem sobre qual deles é melhor de trabalhar, os pacientes de uma forma geral preferem os estéticos quando podem pagar pela diferença de preços. Podem ser encontrados basicamente em safira, policarbonato ou porcelana.

Ortodontia corretiva convencional com aparelhos AUTOLIGADOS:

Os aparelhos autoligados são a versão conversível dos baquetes, ou seja, podemos remover a “capota” e colocar o fio ortodôntico , após isso recolocamos a capota e o fio então vai estar preso ao bráquete sem a necessidade das borrachinhas coloridas, esta é a diferença básica desses autoligados aos bráquetes convencionais. Essa modalidade foi introduzida na década de 80 com algumas poucas diferenças adotando o nome de “speed”, produzido por uma empresa pequena e sem muita verba para o marketing não foi muito longe, e só foi novamente reintroduzido no mercado já no início desse século por grandes empresas que alavancaram suas vendas e divulgação no mercado, com grande aceitação tanto por parte dos profissionais quanto por parte dos pacientes que não apreciavam a ideia de ficar com uma borrachinha colorida chamando ainda mais a atenção. Existe uma discussão polêmica na comunidade cientifica sobre o fato dessas empresas venderem uma ideia de que esses bráquetes autoligados promovem uma movimentação dentária mais rápida, levando portanto a uma finalização mais rápida do tratamento, mas não havendo evidências cientificas dessa promessa os braquetes autoligados sentam no mesmo banco dos bráquetes e tratamentos convencionais, é uma questão polêmica que ainda promete muita discussão.

Ortodontia corretiva com ALINHADORES:

Quando se fala em alinhadores o primeiro nome lembrado é: “INVISALIGN”, a marca se tornou muito conhecida devido a sua grande aceitação entre os Ortodontistas devido aos resultados apresentados e ao amplo trabalho de pesquisas que a Align technology desenvolve com um grupo enorme de pesquisadores ao longo dos anos, inovando com seu material (smart track ), seus “attachments” ou acessórios que permitem movimentos até então inimaginários quando no passado se usava materiais convencionais, até que tivemos a implementação dos “attachments smartforce”, o “smart track”, além das inúmeras inovações da ortodontia convencional que puderam ser adotadas nos tratamentos com alinhadores. Os alinhadores INVISALIGN são melhores indicados e instalados por profissionais com amplo treinamento e experiência clinica, suportados por uma Casuística de mais de 6 M de pacientes tratados e documentados e que podem ser usados como comprovação da eficiência e competência na movimentação dentária e na finalização dos tratamentos com excelência

Ortopedia Funcional

A ortopedia funcional é a área da Ortodontia e ortopedia Dentofacial que podemos contar no tratamento das deformidades esqueléticas, ou seja, naqueles pacientes que apresentam uma alteração no crescimento e desenvolvimento das estruturas ósseas da face e dos tecidos musculares e dentários a eles relacionados, buscando a harmonização dessas estruturas.
Usamos aparelhos removíveis que trabalham com estímulos aos neurônios sensoriais da cavidade bucal, isso nas diversas etapas de crescimento da criança ou adolescente, na dentadura decídua, mista ou permanente, desde que o paciente ainda esteja comprovadamente em fase de crescimento, qualquer conduta fora dessa fase não tem estabilidade ou consistência.

Dr. José Marques Cardoso filho

CRO-DF 2523 / CRO-GO 4621 / Membro da ABOR-DF

Casado com a Camila, Pai da Luiza e da Lara, seus maiores tesouros, o Dr José Marques terminou a graduação na Universidade Federal de Alfenas , passou por uma residência no Hospital das Clínicas da FACULDADE DE MEDICINA da USP-SP na área de odontologia hospitalar e durante esse tempo já fazia um curso de ORTODONTIA PREVENTIVA em Bauru-SP onde também fez curso de aperfeiçoamento em ORTODONTIA CORRETIVA, de lá partiu para a sua primeira especialização que foi ORTODONTIA E ORTOPEDIA DENTOFACIAL na Sociedade Paulista de Ortodontia, sua segunda especialização foi DOR OROFACIAL na Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP, e a terceira especialização foi PERIODONTIA no Instituto ÁRIA - Brasilia.
Nesse interim também fez formação completa em PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUISTICA ( PNL ) tornando-se practitioner, master e trainer na área. Também passou por uma longa formação em Hipnose Ericksoniana, iniciando no Instituto Milton Erickson, ligado a Milton Erickson Foundation-USA, um aprendizado valioso devido a proximidade com o Prof. Maurício Neubern, passando pelo Instituto Metaphorum e ACT Institute com sedes em SP e NY.

No ano de 1989 abriu as portas da CLINICA DENTOFACIAL, e ali vem procurando sempre inovar e estar na vanguarda da Odontologia, com formação contínua, assinatura de revistas científicas, treinamentos, normas rígidas de higiene, equipamentos e softwares que facilitam um melhor diagnóstico e planejamento do tratamento, buscando atender as necessidades do paciente com um atendimento humanizado para a resolução dos seus problemas estéticos, funcionais e porque não dizer emocionais.

Cirurgia com Hipnose​

Os dentes do siso, tem juízo quem não os tem

A cirurgia oral sempre esteve acompanhada de crenças e tabus referentes a dor transoperatória e dor pós operatória, desconforto e muito mais pensamentos ou lembranças negativas; foi sempre pensando na melhor forma de atendimento ou um atendimento mais humanizado que a mais de 20 anos trabalhamos com hipnose Ericksoniana nas nossas cirurgias e também ajudando na resolução de traumas relacionados. Realizamos as mais diversas cirurgias como por exemplo: Disjunção ou expansão de maxila, exodontias de dentes retidos ou impactados, bichectomia, remoção de cistos e também cirurgias periodontais como: Recobrimento ( correção de retrações de gengiva), cirurgia de aumento de coroa clinica ( cirurgia do sorriso), enxertos gengivais, mudança de perfil gengival com enxerto de tecido conjuntivo, despigmentação da gengiva e muitas outras variadas técnicas de cirurgias periodontais.

Periodontia​

Especialidade da odontologia que atua na prevenção e tratamento das doenças do periodonto, um complexo de estruturas ou microestruturas que juntas são responsáveis pela proteção e sustentação dos dentes e seu equilíbrio e harmonia na oclusão, uma complexa engrenagem que envolve os músculos da mastigação, dentes , ossos e tecidos moles que os recobrem, a parte visível do periodonto é a gengiva que deve ter em condições de saúde uma coloração rosada e textura com aspecto de casca de laranja.

DOR Orofacial

A dor orofacial é uma condição de dor associada aos tecidos da face, pescoço, estruturas da cavidade oral, dores originadas no sistema nervoso, dor dos tumores e suas sequelas, e principalmente as dores por fadiga muscular naqueles pacientes que tem o hábito de apertarem os dentes (Bruxismo). O tratamento dessas dores deve ser realizado por uma equipe de profissionais como o Dentista (especializado em DOR OROFACIAL), Fisioterapeuta, Psicólogo e em alguns casos o Fonoaudiólogo, pois essa condição deve ser abordada com uma visão do paciente como um todo, tratando da dor e todos os seus componentes.
A disfunção da ATM (articulação do osso temporal com a mandíbula) é uma anormalidade intra-articular e/ou dos músculos responsáveis pela mastigação, ela é um subgrupo das dores orofaciais, e talvez a principal delas, e 97% dos casos em tratamento buscaram tratamento devido à dor.
Um minucioso exame clínico deve ser feito para se obter um correto diagnóstico, pois, muitas vezes, as disfunções da ATM podem ser confundidas como dores de origem dentária e infecções bucais, enxaquecas e outras dores neurológicas, dores de ouvido e dor do globo ocular.
O estalido (som) na ATM pode estar presente, permanecer por tempo indeterminado e até desaparecer com o tempo; podendo ocorrer em crianças e jovens, adultos e idosos, podendo evoluir para o travamento da mandíbula, ou limitação de abertura da boca, com eventual aparecimento de dor. Apesar de ser um processo adaptativo da ATM este pode agravar com a continuidade do hábito de apertar os dentes durante o dia e/ou ao dormir, mas há indivíduos que têm estalido por muito tempo sem ter dor.
As dores de cabeça podem ter origem nos dentes, na articulação e nos músculos de forma difusa (espalhada), essa dor pode durar de algumas horas até alguns dias, e eventuais mordidas na bochecha e nos lábios, devido à descoordenação desses músculos, pode aparecer também com o tempo trazendo grande desconforto.
Os sintomas podem ser amenizados com a fisioterapia, termo terapia, alongamento muscular e o uso noturno de uma placa interdentária confeccionada pelo dentista e ajustada há tempos definidos pelo mesmo, individualizando cada caso, mas os pacientes que tiveram alta, ou ficaram livres da dor que chamamos de “Dor tensional” foram aqueles que associaram ao tratamento com o Especialista em Dor orofacial uma Psicoterapia eficiente, tratando as raízes do problema, dentre elas estão os Traumas psicológicos, perdas, transtornos de ansiedade e outras dificuldades enfrentadas pelo paciente.

Ortodontia

Especialidade da odontologia que atua nas deformidades dentofaciais estimulando ou freando o crescimento de estruturas ósseas do complexo facial, corrigindo as alterações dentárias causadas por fatores ambientais ou fatores genéticos como as alterações de forma ou de numero de dentes, o mau posicionamento dos dentes no arco e a relação dos dentes com sua base óssea, preocupando-se sempre com a melhoria na estética e função de todo o complexo buco-maxilo-facial e melhora nas questões subjetivas da vida emocional do paciente.