DENTOFACIAL

Os Segredos do Período Pré e Perinatal

Os Segredos do Período Pré e Perinatal

O período que compreende desde a nossa concepção até os
nossos primeiros anos de vida é um dos principais pilares que
sustentam o nosso desenvolvimento profissional, pessoal e
afetivo. E é justamente nesta época que traumas que afetam a
vida adulta podem ser instalados.
   Em algumas situações, o processo terapêutico fica
estagnado e  o terapeuta ou o paciente ficam sem saber que
caminho tomar. Pesquisas mostram que há uma
 desinformação sobre a importância do período pré e perinatal,
e essa é uma das principais causas que impedem o bom
desenvolvimento desses estudos.
   Seguidores do PhD William Emerson, pioneiro nos estudos
deste campo da psicologia, afirmam que “a psicologia pré e
perinatal, que abrange essa primeira etapa da vida, é, sim, uma
ferramenta importante no desenvolvimento e cura do paciente.
Afinal, por vezes, apesar de todo o esforço e comprometimento
do terapeuta e/ou do paciente, não se consegue identificar o
porquê do paciente parecer emperrado em respostas e/ou
comportamentos, ou simplesmente, não transparecer
mudanças, por mínimas que sejam. A raiz destas questões
pode estar nas primeiras experiências vividas, mesmo quando
no útero materno”. Em linhas gerais, o que você é hoje também
tem relação com as experiências vivenciadas nesse tempo e
não somente com o ambiente.
   A psicologia pré e perinatal é uma área nova de estudos, e
apesar de ganhar destaque mundial só depois dos anos 60, já
rendeu frutos significativos, trabalhos que envolvem variadas
técnicas ou abordagens. Experiência somática-SE, terapia
crânio-sacral,renascimento, hipnoterapia e muitas outras
abordagens são necessários para ativar estas memórias e
permitir a cura e o entendimento dos problemas que
envolveram essa complexa etapa de formação e
desenvolvimento do bebê.
   Essa mesma pesquisa mostrou, também, outros fatos muito
interessantes como, por exemplo, a mãe passar para o bebê,
pelo cordão umbilical, o resultado bioquímico de suas reações;
mostrou que traumas ocasionados antes ou durante o parto
reduzem, drasticamente a qualidade e quantidade de vínculos

afetivos precoces da criança; que problemas referentes ao
vínculo afetivo desse período podem predispor o indivíduo ao
comportamento agressivo e à violência… Diante disso,
podemos afirmar que, mesmo que você não se lembre sobre o
que aconteceu durante a gravidez de sua mãe e nos primeiros
anos de vida, a sua mente inconsciente lembra e, com certeza,
ela armazenou cada sentimento, cada ação vivenciada.
   Intercorrências com o cordão umbilical, partos traumáticos,
gestações indesejadas, turbulentas e com histórias de
agressões são razões para que a criança cresça levando  no
seu inconsciente uma memória que vai interferir no seu
desenvolvimento emocional, muitas vezes o indivíduo se sai
muito bem entendendo que foi um momento difícil e que ele
sobreviveu a tudo aquilo se sentindo forte e capaz, mas em
outras situações isso pode ser muito danoso, levando aquela
criança que existe dentro de cada um de nós a se sentir
sobrecarregada, aflita e até mesmo dissociada da realidade em
que vive.  


Envie mensagem para o e-mail dentofacial@uol.com.br ou
ligue 36314664/ 993339297 e marque um horário onde
poderemos trocar informações sobre o assunto.

Dr. José Marques Cardoso filho

CRO-DF 2523 / CRO-GO 4621 / Membro da ABOR-DF

Casado com a Camila, Pai da Luiza e da Lara, seus maiores tesouros, o Dr José Marques terminou a graduação na Universidade Federal de Alfenas , passou por uma residência no Hospital das Clínicas da FACULDADE DE MEDICINA da USP-SP na área de odontologia hospitalar e durante esse tempo já fazia um curso de ORTODONTIA PREVENTIVA em Bauru-SP onde também fez curso de aperfeiçoamento em ORTODONTIA CORRETIVA, de lá partiu para a sua primeira especialização que foi ORTODONTIA E ORTOPEDIA DENTOFACIAL na Sociedade Paulista de Ortodontia, sua segunda especialização foi DOR OROFACIAL na Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP, e a terceira especialização foi PERIODONTIA no Instituto ÁRIA - Brasilia.
Nesse interim também fez formação completa em PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUISTICA ( PNL ) tornando-se practitioner, master e trainer na área. Também passou por uma longa formação em Hipnose Ericksoniana, iniciando no Instituto Milton Erickson, ligado a Milton Erickson Foundation-USA, um aprendizado valioso devido a proximidade com o Prof. Maurício Neubern, passando pelo Instituto Metaphorum e ACT Institute com sedes em SP e NY.

No ano de 1989 abriu as portas da CLINICA DENTOFACIAL, e ali vem procurando sempre inovar e estar na vanguarda da Odontologia, com formação contínua, assinatura de revistas científicas, treinamentos, normas rígidas de higiene, equipamentos e softwares que facilitam um melhor diagnóstico e planejamento do tratamento, buscando atender as necessidades do paciente com um atendimento humanizado para a resolução dos seus problemas estéticos, funcionais e porque não dizer emocionais.

Cirurgia com Hipnose​

Os dentes do siso, tem juízo quem não os tem

A cirurgia oral sempre esteve acompanhada de crenças e tabus referentes a dor transoperatória e dor pós operatória, desconforto e muito mais pensamentos ou lembranças negativas; foi sempre pensando na melhor forma de atendimento ou um atendimento mais humanizado que a mais de 20 anos trabalhamos com hipnose Ericksoniana nas nossas cirurgias e também ajudando na resolução de traumas relacionados. Realizamos as mais diversas cirurgias como por exemplo: Disjunção ou expansão de maxila, exodontias de dentes retidos ou impactados, bichectomia, remoção de cistos e também cirurgias periodontais como: Recobrimento ( correção de retrações de gengiva), cirurgia de aumento de coroa clinica ( cirurgia do sorriso), enxertos gengivais, mudança de perfil gengival com enxerto de tecido conjuntivo, despigmentação da gengiva e muitas outras variadas técnicas de cirurgias periodontais.

Periodontia​

Especialidade da odontologia que atua na prevenção e tratamento das doenças do periodonto, um complexo de estruturas ou microestruturas que juntas são responsáveis pela proteção e sustentação dos dentes e seu equilíbrio e harmonia na oclusão, uma complexa engrenagem que envolve os músculos da mastigação, dentes , ossos e tecidos moles que os recobrem, a parte visível do periodonto é a gengiva que deve ter em condições de saúde uma coloração rosada e textura com aspecto de casca de laranja.

DOR Orofacial

A dor orofacial é uma condição de dor associada aos tecidos da face, pescoço, estruturas da cavidade oral, dores originadas no sistema nervoso, dor dos tumores e suas sequelas, e principalmente as dores por fadiga muscular naqueles pacientes que tem o hábito de apertarem os dentes (Bruxismo). O tratamento dessas dores deve ser realizado por uma equipe de profissionais como o Dentista (especializado em DOR OROFACIAL), Fisioterapeuta, Psicólogo e em alguns casos o Fonoaudiólogo, pois essa condição deve ser abordada com uma visão do paciente como um todo, tratando da dor e todos os seus componentes.
A disfunção da ATM (articulação do osso temporal com a mandíbula) é uma anormalidade intra-articular e/ou dos músculos responsáveis pela mastigação, ela é um subgrupo das dores orofaciais, e talvez a principal delas, e 97% dos casos em tratamento buscaram tratamento devido à dor.
Um minucioso exame clínico deve ser feito para se obter um correto diagnóstico, pois, muitas vezes, as disfunções da ATM podem ser confundidas como dores de origem dentária e infecções bucais, enxaquecas e outras dores neurológicas, dores de ouvido e dor do globo ocular.
O estalido (som) na ATM pode estar presente, permanecer por tempo indeterminado e até desaparecer com o tempo; podendo ocorrer em crianças e jovens, adultos e idosos, podendo evoluir para o travamento da mandíbula, ou limitação de abertura da boca, com eventual aparecimento de dor. Apesar de ser um processo adaptativo da ATM este pode agravar com a continuidade do hábito de apertar os dentes durante o dia e/ou ao dormir, mas há indivíduos que têm estalido por muito tempo sem ter dor.
As dores de cabeça podem ter origem nos dentes, na articulação e nos músculos de forma difusa (espalhada), essa dor pode durar de algumas horas até alguns dias, e eventuais mordidas na bochecha e nos lábios, devido à descoordenação desses músculos, pode aparecer também com o tempo trazendo grande desconforto.
Os sintomas podem ser amenizados com a fisioterapia, termo terapia, alongamento muscular e o uso noturno de uma placa interdentária confeccionada pelo dentista e ajustada há tempos definidos pelo mesmo, individualizando cada caso, mas os pacientes que tiveram alta, ou ficaram livres da dor que chamamos de “Dor tensional” foram aqueles que associaram ao tratamento com o Especialista em Dor orofacial uma Psicoterapia eficiente, tratando as raízes do problema, dentre elas estão os Traumas psicológicos, perdas, transtornos de ansiedade e outras dificuldades enfrentadas pelo paciente.

Ortodontia

Especialidade da odontologia que atua nas deformidades dentofaciais estimulando ou freando o crescimento de estruturas ósseas do complexo facial, corrigindo as alterações dentárias causadas por fatores ambientais ou fatores genéticos como as alterações de forma ou de numero de dentes, o mau posicionamento dos dentes no arco e a relação dos dentes com sua base óssea, preocupando-se sempre com a melhoria na estética e função de todo o complexo buco-maxilo-facial e melhora nas questões subjetivas da vida emocional do paciente.